logo_ppgas.png

Cátedra Roberto Cardoso de Oliveira

Data da publicação: qui, 08/08/2019 - 16h24min

A professora Nashieli Rangel Loera (Departamento de Antropologia do IFCH Unicamp) e o pesquisador Mariano Báez Landa (Centro de Investigación y Estudios Superiores en Antropología Social - Ciesas, México) apresentam o trabalho desenvolvido pela Cátedra Roberto Cardoso de Oliveira.

Em março de 2008 a Unicamp e o Ciesas assinaram um acordo de cooperação internacional, por tempo indeterminado e com o objetivo de incentivar o intercambio de docentes e pesquisadores, projetos de pesquisa, promoção de eventos científicos e culturais, intercambio de publicações acadêmicas e intercambio de estudantes. 

Em maio de 2010 o Ciesas e o IFCH Unicamp assinaram um Termo Aditivo em concordância com o acordo maior de cooperação entre as duas instituições. Esse termo prevê o início das atividades da Cátedra Roberto Cardoso de Oliveira, um convênio que contempla entre outras atividades a organização de um colóquio ou seminário binacional que será levado a cabo a cada dois anos alternando as sedes, com o objetivo de fortalecer os vínculos acadêmicos e intelectuais de ambas as instituições.

Na Cátedra Roberto Cardoso serão desenvolvidas, prioritariamente, atividades em torno de temas ligados às principais contribuições desse antropólogo: indigenismo e etnicidade; relações interétnicas; etnopolítica; ética; história e epistemologia da antropologia na América Latina; itinerários intelectuais e etnografia do saber; temáticas convergentes nas antropologias mexicana e brasileira. 

O convênio envolve também a troca de experiências, desenvolvimento de projetos, estudos temáticos, estabelecimento de parcerias e publicações binacionais, por meio do intercâmbio de professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação.  

O Centro de Investigación y Estudios Superiores en Antropología Social é uma instituição mexicana de caráter público e de reconhecida competência internacional. É uma das mais importantes na América Latina na formação de especialistas e pesquisadores nas áreas da antropologia social, história, linguística e outras ciências sociais. Atualmente o Ciesas conta com sedes e programas de pós-graduação em sete regiões do México onde colaboram mais de 150 pesquisadores que desenvolvem seus projetos através das 17 linhas de pesquisa.